Blog Missão Possível: O Feito a Grão na 3a onda dos Cafés Especiais

Este ano resolvi mergulhar mais fundo no mundo dos Cafés Especiais. Fiz alguns cursos de torra e visitei fazendas. Desta incursão, acabei com uma certeza: a nossa rota de crescimento precisa, obrigatoriamente, passar pela torra dos nossos próprios grãos. Queremos participar do processo de escolha e preparo dos cafés que entregamos aos nossos clientes. Queremos interagir e colaborar com a corrente da qual somos o elo final.

Comprei um torrador e dei início às obras da nossa torrefação. O equipamento só chegou depois de 3 meses. Foi uma longa espera para mim, que quero tudo o mais rápido possível. Mas a espera valeu a pena pois chegou com um brinde: Thiago Emmerich, um dos sócios da Átilla, empresa fabricante do equipamento, me perguntou: “você conhece o Eystein?” eu respondi: “claro. Quem não conhece?” – Não! estou falando do Eystein, o norueguês torrador de cafés e campeão de Aeropress que está morando aqui em Salvador. Meus olhos arregalaram. “É, ele inclusive já conhece o Feito a Grão. Olha aqui uma postagem dele no Instagram tomando um Aeropress em uma das suas cafeterias!” e mostrou a postagem.

Vou encurtar a história. Eystein Veflingstad é hoje o embaixador do nosso café. Ele é o responsável pela escolha dos grãos, torra dos nossos microlotes e do nosso blend de espresso, além de realizar o treinamento dos nossos baristas.

Ele é norueguês, da cidade de Tromso, ao norte da Noruega, onde a temperatura, no inverno, chega facilmente aos 40 graus negativos. Foi morar, ainda criança, em Oslo e começou bem jovem a trabalhar com café, justamente na época e em um dos locais mais importante do movimento chamado “3a onda dos Cafés Especiais”, que representa a mais nova abordagem em relação ao café e que concentra a atenção na qualidade da bebida na xícara e reconhece o trabalho dos produtores dos melhores grãos. Foi exatamente em Oslo que o Campeonato de Baristas foi idealizado por Alf Kramer em 1998. Eystein acabou competindo no ano seguinte, em sua 2a edição, conquistando o 4o lugar.

Eystein resolveu dedicar a sua vida ao mundo do café e trabalhou nos últimos 15 anos como barista e mestre de torras na Noruega, trabalhando com Cafés Especiais de todo o mundo. No início deste ano resolveu participar do Campeonato de Aeropress na Noruega e sagrou-se campeão.

Mas como ele veio parar em Salvador? (na verdade esta havia sido a minha primeira pergunta ao Thiago). Fácil! Conheceu uma baiana em Oslo há onze anos e casou-se com ela em 2005. Agora, para a nossa sorte, estão morando aqui.

Eystein tem muitos objetivos no Brasil. O mais importante deles é o de ajudar a melhorar a qualidade do café nacional que tem imenso potencial. Pretende fazer projetos junto com produtores, torradores e baristas.

Do nosso encontro, resultou mais um objetivo que chegou em momento perfeito para nós: Ele agora tem a missão de colocar o Feito a Grão em sintonia com o movimento da 3a Onda de Cafés Especiais. Vamos trabalhar junto com produtores de café para ajudar a valorizar o trabalho daqueles que se dedicam a esta cultura, vamos nos comunicar melhor com eles para que saibam o que os consumidores desejam na xícara e vamos, sobretudo, remunerar adequadamente estes produtores pelo trabalho de excelência que desenvolvem. Vamos também treinar e educar profissionais e consumidores para identificar as qualidades de cada café, sempre respeitando o gosto particular de cada um.

Esta é a missão de Eystein no momento e temos a convicção de que é possível!

Marcelo Szporer