Blog LANÇAMENTO Rancho Dantas – Não leve o café do vovô!

Em nossa busca por cafés especiais, no mês passado, estávamos indo de Castelo-ES para Alto Caparaó-MG, quando passamos por uma placa bem simples onde estava escrito “Rancho Dantas 5,5Km”. Me lembrei que já havia provado um café de um local com este nome. Não tinha idéia se era do mesmo local, mas como o objetivo da viagem era mesmo “caçar cafés”, valia o risco. Contrariei todos no carro, desviei o caminho pela estrada de terra e fomos lá (desculpa Clayton Barrossa, foi por isso que chegamos atrasados para o almoço no Ninho da Águia!).

Ao final deste trajeto descobri que a placa estava ali para indicar uma venda de biscoitos caseiros feitos por D. Lourdes, esposa do dono do Sítio. Escondendo um certo desapontamento, comprei alguns biscoitos excelentes e comecei a fazer perguntas sobre o que realmente me interessava: café. Ela nos contou que o sítio já produz café há muito tempo. O sogro, pai do Florentino, seu marido, havia comprado as terras e plantado café com muito esmero. Com muita disposição, ela nos levou pra conhecer a lavoura, uma vez que o Tino, apelido do marido, estava na cidade.

Diante do que vimos e da simpatia de D. Lourdes, decidimos aguardar o retorno do Florentino para pegarmos uma amostra do café. Enquanto aguardávamos, fomos entretidos por Lorenzo, de 3 anos, neto do casal, que não parava de subir e descer uma rampa com sua bicicleta.

Em pouco tempo o Florentino chegou e pudemos conversar sobre o seu café. Entendemos o grande potencial dos seus grãos e do quanto seria interessante para ele fazer uma parceria com alguém que pagasse um valor justo pela sua colheita.

Levamos conosco uma amostra do café, aliás, totalmente contra a vontade de Lorenzo, que não parava de falar: ele tá levando o café do vovô. Não pode! Não pode!

foto_blog_1

Quando retornamos e provamos o café, confirmamos que se tratava de algo realmente muito especial. Voltamos a conversar com o Florentino, solicitamos alguns cuidados especiais no pós-colheita e fechamos a compra de algumas sacas.

O resultado é o nosso mais novo microlote Rancho Dantas, que está sendo lançado hoje e, temos certeza, vai agradar aqueles que gostam de cafés exóticos, intrigantes. Ele possui uma acidez bem diferente e pronunciada. Digamos que seja um café para os “iniciados”, pois não é nada convencional.

foto_blog_3

Esperamos que você aprecie tanto quanto nós. Mas, por favor, não diga ao Lorenzo que trouxemos para o Feito a Grão mais cafés do seu avô!

Marcelo Szporer