Blog Jardim das Oliveiras – O Café de Cambará

Simone Dias Sampaio já nasceu brincando no terreiro de café. O seu pai criou os seus 12 filhos com os rendimentos da lavoura de café na região de Araponga, Minas Gerais.

Simone saiu cedo da cidade e formou-se em nutrição. Mas a paixão pelo café a fez voltar com seu marido, João da Silva Neto, engenheiro de alimentos, e as duas filhas, há 5 anos, para a querida e fértil Araponga.

A Fazenda Jardim das Oliveiras, onde Simone e João cultivam este delicioso café que estamos lançando, fica a 1300m de altitude, possui um clima temperado, exposição apropriada à luz e um solo rico, fatores essenciais para a produção de bons cafés.

foto_blog_1-1

A preocupação com a qualidade e a sustentabilidade do sítio levou à decisão de não utilizar nenhum tipo de agrotóxico na plantação.  Todas as nascentes da propriedade foram protegidas e a água utilizada para processar o café é reutilizada na fertiirrigação da lavoura.

Estivemos no Jardim das Oliveiras em nosso Coffee Hunting 2015 e trouxemos uma amostra conosco. Ao provarmos, nos deparamos com um café delicioso, de doçura intensa e corpo redondo.  Lembramos que no sítio tínhamos visto muitas abelhas rodeando as flores de Cambará, próximo aos cafés. Temos certeza que a doçura destes grãos são “turbinadas” por estas abelhas.

 

Marcelo Szporer