Blog Docemente Exótico – Frutas do Caparaó

Vivemos em busca de cafés diferentes pra apresentar as possibilidades incríveis que o café pode oferecer.

Uma das inovações que estamos acompanhando de perto é a experiência que alguns produtores arrojados estão fazendo com cafés “fermentados”.

A fermentação, que, em geral, é algo que não queremos que ocorra entre a colheita e o processamento do grão, pode, em situações bastante controladas, agir a nosso favor e produzir sabores exóticos e muito agradáveis.

É o caso do Frutas do Caparaó. Desde que provamos, na Semana Internacional do Café 2015 em Belo Horizonte, numa apresentação de cafés fermentados do Caparaó, ficamos surpresos e encantados. Um café exótico, com notas de frutas maduras como o caju e a jaca, acidez intensa e doçura alta. Um café cujo sabor não se esquece.

Este café é cultivado numa das regiões mais promissoras do Brasil, a Serra do Caparaó, em Minas Gerais. Tarciso e Jhone Lacerda, pai e filho, produzem este Catuaí Vermelho a 1.050m de altitude em terras e condições climáticas excelentes para o café. Fazem colheita seletiva e processam os seus cafés com preciosismo.

foto_blog_frutas_C3

foto_blog_frutas_C1

Isto não impediu que eles ousassem. Passaram a testar um novo processo: a fermentação controlada por temperatura, em que os frutos, colhidos no auge da maturação, vão diretamente para tanques, onde passam 72 horas sem contato com oxigênio. Daí vão para a secagem e o resultado é este grão que estamos apresentando agora.

Alertamos que este café não é para qualquer paladar. Se você curte café e quer acompanhar a mais nova tendência dos Cafés Especiais no mundo, não pode deixar de provar. Eu digo que você vai amá-lo ou odiá-lo (eu adoro!), mas garanto que não vai ficar indiferente.

Um grande abraço!

Marcelo Szporer

Produtos relacionados a este post: