Blog Como tomar um bom café em casa – Prensa Francesa

Uma das perguntas que mais recebemos nas nossas cafeterias, na nossa página do Facebook e no nosso site  é como fazer um bom café em casa.

Por isso, resolvi fazer uma série de posts simples e bem objetivos sobre como fazer um café excelente em sua casa e dar as dicas que considero mais importantes para que você faça “bonito”. Tanto quando estiver apenas curtindo sua própria bebida como quando quiser oferecer um café digno de elogios aos seus amigos.

Atualmente existem muitas opções para se tomar um bom café. O que falta, muitas vezes, é a informação sobre a técnica apropriada e, afinal, o que cada método proporciona na sua xícara.

Resolvi começar com um dos meus métodos favoritos: a French Press ou prensa francesa.

Claro que ninguém consegue fazer um bom café sem uma matéria prima de alto nível. Então, é claro, a primeira coisa que você precisa é de um bom café. Ele deve ter, preferencialmente, uma torra adequada aos métodos manuais (french Press, filtrado, coado, etc). Não fica bom fazer, na prensa francesa, um café que foi torrado para espresso (em geral uma torra mais escura). De qualquer forma, não vou me ater a esta questão aqui. Será objeto de outro post. Apenas procure ter um café de torra clara ou média.

A segunda coisa importante é que o café deve ser moído adequadamente para este método. A tela que funciona como o filtro da prensa tem espaços relativamente grandes, então um café moído muito fino passaria todo para a sua bebida. Um amigo meu comprou uma prensa francesa no exterior e utilizou aqui com café moído comercial de mercado (ok, confesso: fui eu mesmo que fiz isso. mas tem mais ou menos 20 anos…). O café ficou horrível, turvo, cheio de pó na bebida. Aposentei a cafeteira e nunca mais a vi.

A terceira coisa importante é a proporção entre água e café moído. Muita gente fala em 60g de café para 1L de água. Eu, particularmente, prefiro a proporção de 80g para 1L. Cada um tem seu gosto pessoal. Daí é só fazer a proporcionalidade para a quantidade de bebida que deseja. Apenas como exemplo, se for só para você e quiser seguir a minha receita, pode colocar 16g de café para 200ml de água.

Uma vez moído de forma adequada, você deve colocá-lo no recipiente da prensa, adicionar água bem quente (pouco antes da fervura, quando começar a surgir aquelas bolhinhas) e mexer gentilmente durante 5 a 10 segundos. Após esta etapa, deixe ao café em infusão por 4 minutos.

Depois, pressione suavemente o embolo com a tela, empurrando o pó do café para o fundo da prensa. Todo o café moído “grosso” deve ser empurrado para o fundo da cafeteira e a parte superior ficará com o café límpido e absolutamente delicioso. Aí é só servir.

Neste método, como não se usa papel ou pano, os óleos essenciais do café passam todos para a bebida (isto é, inclusive, bem visível na superfície da xícara). Isto proporciona um café mais encorpado, com doçura mais pronunciada e acidez mais viva. Os aromas e sabores ficam mais à flor da pele, digo, do café.

Última dica: O ideal, tanto para este método quanto para qualquer outro, é que você tenha um moinho em casa (elétrico ou manual – vamos falar disso também em outro post), e faça a moagem logo antes do preparo. Se isto não for possível, peça o seu café moído especificamente para prensa francesa.

Nos próximos posts falarei sobre como fazer cafés em outros métodos.

Assista este vídeo muito bonito que mostra o nosso barista Luis Claudio Azevedo fazendo um French Press.

Marcelo Szporer

25 de Janeiro de 2015