Blog Como tomar um bom café em casa – Moinho

Se você gosta de um bom café, já sabe que deve buscar um excelente grão. Muita gente deseja também ter alguns utensílios especiais para ajudar a fazer o seu café em casa.

Claro que dá vontade de comprar todos os utensílios e equipamentos disponíveis (muitos deles lindos, diga-se de passagem). Cada um vai colaborar com a sua parte para a bebida ficar mais gostosa e elegante.

Mas, se você quiser saber qual é a peça mais importante e que você não deveria negligenciar na hora de começar a sua pequena estação de café, a resposta é certeira: invista em um bom moinho.

Em primeiro lugar, nada é melhor para o café do que ser moído na hora do preparo. O aroma e o sabor ficarão muito mais intensos se você moer o café imediatamente antes de prepará-lo. Tendo um moinho, você poderá comprar o café em grãos, o que conserva a sua qualidade por muito mais tempo. Além disso, você poderá preparar o seu café através de diversos métodos, apenas ajustando o grau de moagem, ou seja, engrossando ou afinando o café moído. Ainda que você utilize sempre o mesmo processo, você vai notar uma significativa diferença modificando o grau de moagem.

Iniciando pelo moinho, você terá um equipamento básico e duradouro que atenderá quaisquer dos utensílios para os diversos métodos que você vier a adquirir no futuro e poderá testar várias possibilidades.

Existem moinhos elétricos e manuais. Os elétricos, se forem de boa qualidade (geralmente têm o miolo cônico em material cerâmico) são facilmente ajustáveis e moem o café bem rápido. Os manuais são mais baratos, dão um pouquinho mais de trabalho, mas, se forem de boas marcas, que também têm o miolo em cerâmica cônica, e usados corretamente, produzem o mesmo resultado. Para você ter uma ideia, no 1º Campeonato brasileiro de Aeropress, realizado neste ano em São Paulo, o barista Edgar Martins foi o vencedor utilizando um moinho Hario Ceramic Slim, enquanto todos os outros competidores utilizaram moinhos elétricos.

Assista o vídeo abaixo e veja algumas das opções que você tem. Se quiser ver alguns modelos em nosso site, clique aqui.

O moinho deve ser o primeiro item da sua lista quando você decidir tomar bons cafés em casa!

Marcelo Szporer

22/03/15