Blog Como Tomar um Bom Café em Casa – Filtrado

2012-05-20 11.08.51

No último post falamos sobre como fazer café na prensa francesa. Neste, falaremos sobre café filtrado.

As premissas inicias, logicamente, permanecem as mesmas: devemos buscar um grão de qualidade, recém torrado e, preferencialmente, moído na hora. No caso da prensa francesa, é necessário utilizar uma moagem grossa para que o café não passe pela tela que empurra o pó para baixo no final do preparo. No filtrado, podemos utilizar uma moagem média, já que o café moído não passará pelo filtro de papel. Nada parecido com o café super-fino que encontramos nos cafés comerciais vendidos atualmente nos mercados.

A primeira coisa que precisamos estabelecer é a proporção de café e água. Eu, particularmente, para este método, gosto de utilizar 10g por 100ml de água. Assim, se você pretende tomar uma xícara de 150ml deve moer 15g de café.

Existem alguns bons porta-filtros no mercado. Os mais populares entre os amantes de café são os da marca Hario por terem ranhuras que ajudam a descida uniforme da água e uma grande abertura embaixo para o livre fluxo do café filtrado, como mostra a imagem abaixo. A marca oferece diversos modelos, cores, materiais e tamanhos que unem funcionalidade e design. Você pode achar uma grande variedade deles em nossa loja online.

IMG_8088

Você deve pôr o filtro de papel sobre o porta-filtro e molhar com água quente, assim, retira-se qualquer gosto do papel e pré-aquece o filtro, o porta-filtro e a jarra ou xícara que receberá a bebida.

Coloque o café moído no filtro e faça uma pré-infusão de água apenas com a quantidade suficiente para molhar todo o pó do café. Este processo é belo e revelador. Ele vai dizer se o seu café é recém torrado e moído. Se for, você vai ver a formação do “bloom” ou seja, o café vai crescer, devido à reação da água com os gases recém liberados do café.

Após 30 segundos, você pode começar a fazer a filtragem propriamente dita. Deve colocar pequenas quantidades de água, tomando o cuidado para o pó não ficar seco. Esta colocação de água “aos poucos” tem a finalidade de promover a melhor extração do café durante os 3 minutos que deve durar o processo (já incluindo os 30 segundos da pré-infusão). Veja abaixo, no nosso vídeo, o passo a passo do método.

Pronto, o café pode ser tomado imediatamente e deve estar delicioso!

Marcelo Szporer

06/03/2015